Filmes de terror não são o gênero preferido de nenhum dos membros principais aqui da equipe. No entanto, como filme bom não tem rótulo e estamos abertos a todo tipo de influência cultural, alguns nos impactaram. E muito!
Os motivos são diversos. Desde o óbvio susto que faz pular da cadeira até o clima de irrealidade que faz você duvidar da sua própria existência. Bom, o Halloween vem aí, então por que não escrever sobre o tema? Quem curte pode gostar das dicas. E quem não se assusta e acha tudo bobagem pode ao menos dar umas risadas. Confira a seguir as indicações de cada membro da equipe…
Filmes de terror da Sabrina
The Witch
Destaco “The Witch”, com a Anya Taylor-Joy, a mesma que fez “O gambito da rainha” e que prova aqui que é super versátil, uma excelente atriz. A história se passa logo no período de expansão territorial dos primeiros pioneiros na América do Norte (1630, mais ou menos). Os espaços são cobertos por vegetação, não tem gente quase que em lugar nenhum e tudo isso assusta. O clima geral é de superstição e temor ao patriarca da casa e a Deus, mas quem dá as caras mesmo é (adivinha!)… pois é! Não vou nem dizer mais nada para não deixar spoiler. Mas a sequência final, apesar de macabra, é dúbia e pode ser até interpretada (na minha cabeça maluca pelo menos, rs) como uma liberação feminina. Assista e pondere! Recomendadíssimo.
O bebê de Rosemary
OK, você já viu, eu já vi três vezes, mas não me canso de recomendar, porque a arquitetura do horror é gradual, a fachada de normalidade vai desmoronando até ficar a realidade tenebrosa da cena final, uma das melhores da história do cinema. A cena que mais amo, porém, é aquela em que a personagem da Mia Farrow tá meio “viajando”, delirando e de repente percebe que aquilo é real. Arrepiante.
Filmes de terror do Lucas
Hannibal
O segundo filme do canibal Hannibal Lecter não teve as boas críticas do primeiro, é muito mais sangrento e nojento e exagera demais em tudo, principalmente na figura do desfigurado Mason (Gary Oldman, que já foi até o comissário Gordon no filme do Batman). Mas, por todos esses “defeitos”, eu adoro. E tem a Julianne Moore, maravilhosa atriz e linda. Agora [SPOILER] a cena em que o Lecter entra sem ser convidado numa casa vazia e o cão de guarda, um pastor alemão, dá uma rosnadinha e depois se dá conta de que está diante de um predador muito mais perigoso que ele é antológica. O bicho vai se encolhendo e adota a postura submissa de um filhotinho. É sensacional.
Devil
Premissa simples, mas eficaz: cinco pessoas estão presas num elevador. Uma delas é o diabo. Mas qual? A paranoia é geral. Um filme sensacional que merece ser mais divulgado.
FILMES DE TERROR DO ARAÚJO
Get out
Confesso que no caso de Get Out a questão racial, que é uma forma de horror cotidiano, me pegou forte. Achei o filme excelente, breve, sem enrolações desnecessárias, flui super bem e você ainda leva algo pra pensar depois.
Tudo se resume a uma moça branca levando o namorado afroamericano para apresentar aos pais. Só que o irmão da menina é meio biruta e os demais convidados todos brancos, menos um, são todos ligeiramente estranhos. Os funcionários não brancos da casa apresentam comportamentos bizarros. Aos poucos o espectador vai se dando conta de que há algo muito estranho acontecendo ali. Ótimo filme e sem monstros ou banhos de sangue, essas coisas que não me agradam. Tá no Amazon Prime.